Páginas

Eletrodomésticos com menos ruído

Exitem Algumas atividades que realizamos rotineiramente em nossas casas que produzem muito ruído. Não só em casa, mas quem vive em cidade grande está freqüentemente exposto a um conjunto de ruídos provenientes de diversas fontes sonoras. Esses ruídos, chamados de poluição sonora, podem causar distúrbios no sono, surdez, estresse, ansiedade, falta de concentração, dores de cabeça, distúrbios digestivos e, até aumento da agressividade.

 https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjL9TRzeddrswIVgiclI8m_-Bgzy6S3T3CHoVTJHgzafmPyYhyphenhyphenWTzRBkPewnbejZ_O-A186stmkMnZ4z56VD2Ux8XOqpcMTPNVEkz7xWXIuetpXtmMRQSoxyj1_oAUboEYcrt3i6h9M7hM/s1600/barulho.png

Existem alguns eletrodomésticos que produzem muito barulho. A tecnologia ainda não foi capaz de criar um liquidificador, um secador de cabelo ou um aspirador de pó que não incomode os ouvidos.  Na potência máxima, esses aparelhos alcançam o volume de até 90 decibéis. Para ter uma idéia do que isso significa, pode-se fazer uma comparação com o nível de ruído admitido em áreas habitadas, que é de 55 decibéis.

Diante desse cenário, o Inmetro e o Ibama criaram o Selo Ruído, parte do Programa Silêncio, que tem como objetivo combater a poluição sonora do país, orientar o consumidor na hora de escolher eletrodomésticos mais silenciosos, estimular os fabricantes a produzirem produtos com níveis de ruídos cada vez menores e melhorar a saúde do cidadão.

O uso do Selo Ruído é obrigatório para os seguintes eletrodomésticos:  liquidificadores,  secadores de cabelo  e aspiradores de pó  importados ou fabricados no país. Ele deve constar na embalagem dos produtos, de forma visível ao consumido, declarando o nível de potência sonora do eletrodoméstico.

Na hora da compra fique atento á essa informação e compare os produtos para escolher o mais silencioso. Confira no Selo, também, a origem do produto e as marcas do Inmetro e do Ibama.

 

fonte: http://portaldoconsumidor.wordpress.com/o-inmetro-e-voce/