Como escolher o melhor aparelho
É preciso avaliar o aparelho em dois quesitos principais. O primeiro é sua potência, que deve ser compatível com o espaço que você quer refrigerar. O segundo passo é avaliar sua eficiência, para ver se o produto não vai aumentar astronomicamente a sua conta de luz.

Antes de comprar um ar condicionado é muito importante saber dimensionar a sua potência, pois um ar condicionado mal dimensionado só gera despesa e desconforto térmico.
A potência de um ar condicionado é medido em BTU – British Thermal Unit (ou Unidade térmica Britânica). 1 BTU é definido como a quantidade de energia necessária para se elevar a temperatura de uma massa de uma libra de água em um grau fahrenheit.
O mais importante, antes de definições e terminologias, é saber quantos BTU´s nosso ar condicionado precisa para deixar nosso ambiente agradável.

A regra básica na escolha da potência, é lembrar que cada 7500 BTUs refrigeram uma área de até 10 m2, com quatro pessoas. Uma área de 15 m2 precisaria de um aparelho de 10000 BTUs, e assim por diante. Importante lembrar que ambientes com muitos aparelhos que gerem calor, ou a forma como o espaço é utilizado, pode ser necessario ter ar condicionado com mais potência em BTUS, do que recomendado.
Ajuda para calcular BTUS necessários:
- 600 BTU/ h por m2, considerando-se até 2 pessoas no ambiente.
- Para cada pessoa adicional nesse ambiente, acrescentar 600 BTU/h.
- Acrescente mais 600 BTU/h para cada equipamento eletroeletrônico no ambiente.
Para que seu aparelho tenha vida longa, a Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento (Abrava) lembra que qualquer aparelho deve ser ligado na ventilação para só depois de alguns minutos passar para o modo de refrigeração. Isso garante vida longa ao compressor e ao termostato, que costumam ser as primeiras peças a quebrar. Além disso, o aparelho deve ter seu filtro limpo ou trocado de seis em seis meses, no mínimo, e a grelha nunca deve acumular poeira.
Como o ar gelado dos refrigerados tira a umidade do ar, é comum a sensação de nariz, olhos e garganta seca. Para contornar esse problema, a imunologista Elizabeth Blanc, da Universidade Federal Fluminense, sugere manter uma toalha úmida ou uma bacia com água no quarto, beber muita água e, periodicamente, lavar os olhos e o nariz com soro fisiológico. Ela também indica que a temperatura do aparelho seja mantida entre os 21 e 23 graus, faixa considerada ideal pela Organização Mundial de Saúde.
- Recomendo o ar condicionado no verão mesmo para os alérgicos, que costumam sofrer mais com esse ressecamento das mucosas, já que o ventilador costuma espalhar a poeira pelo quarto e piorar quadros de rinite e faringite - diz a médica.
fontes: oglobo.com ; http://www.reformafacil.com.br/saiba-calcular-o-btu-ar-condicionado