Páginas

Fornos e Fogões a Gás mais Seguros

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad 2008), realizada pelo Instituo Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE o fogão é o eletrodoméstico mais presente nos lares brasileiros. Ele está em 98, 2% dos domicílios, a frente da televisão – 95, 1% – e da Geladeira 92,2%.

http://bbel.uol.com.br/upload_2009/conteudo/fogao3.jpg
O fogão embora pareça um produto de simples utilização para qualquer pessoa demanda certo cuidado no  uso e na instalação para evitar acidentes.  

Como o fogão é um aparelho de uso extensivo o Inmetro visando aumentar o seu nível de segurança tornou obrigatório, desde outubro 2006, a válvula de segurança para todos os fornos e fogões a gás disponíveis no mercado, fabricados no Brasil ou importados. Essa válvula bloquearia automaticamente a passagem de gás, evitando seu acúmulo no interior do forno e a ocorrência de acidentes, como explosões e intoxicações.

Mas se o fogão fabricado anteriormente a essa data, ainda não tem esse dispositivo. Caso se anime a comprar um novo fogão, não se esqueça de verificar a etiqueta de eficiência energética, também obrigatória para fogões e fornos a gás. Ela exibe um sistema de classificação por letras de “A” a “E”.

O produto que possuir a etiqueta indicando a classificação “A” é o mais eficiente. O grau de eficiência vai diminuindo até a classificação “E”, sendo o produto com essa classificação considerado o menos eficiente. A classificação explicita na etiqueta se refere ao rendimento médio dos queimadores de mesa quanto para o consumo de manutenção do forno.
De Bianca Reis do  Portal do Cosnumidor e Thais  Vinhas.
fonte:  http://portaldoconsumidor.wordpress.com/o-inmetro-e-voce/